Apneia do Sono


O que é Apneia do Sono?

Quando se dorme, os músculos que controlam a língua e o palato mole mantêm as vias aéreas abertas. Se esses músculos relaxam, as vias aéreas se estreitam, causando os roncos e dificuldades na respiração. Se esses músculos relaxam demais, as vias aéreas ficam completamente obstruídas, impedindo a respiração. É a isso que se denomina Apnéia Obstrutiva do Sono.

Depois de um período de tempo, entre dez segundos e dois minutos, o cérebro percebe que falta oxigênio e avisa ao corpo para que acorde. Apesar da pessoa que padece deste distúrbio muitas vezes não se dar conta, este ciclo pode acontecer várias centenas de vezes durante a noite, interrompendo seriamente o sono.
A apneia do sono provoca a interrupção da respiração, com posterior queda de saturação e efeitos cardiovasculares indesejados, o CPAP produz um fluxo de ar que mantém a passagem aberta para a respiração contínua, evitando todos os efeitos colaterais à obstrução das vias aéreas. 

Estudos indicam que os casos de apneia do sono não tratados criam um estado prejudicial à saúde, e está associado a doenças cardíacas como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Arritmias, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE), Obesidade, Diabetes Melitus (DM).


O que é CPAP?

CPAP (pressão contínua) é uma máquina que produz um fluxo constante e uniforme de ar para as vias aéreas durante a inspiração e a expiração. O CPAP dos modelos automáticos são os  mais utilizados para tratamento de Apneia do Sono .

O tratamento com o CPAP ajuda em uma melhor qualidade de vida, para as pessoas que sofrem com distúrbios respiratórios, pois evita a fadiga, podendo ser utiizado até mesmo durante atividade física, em esteira ou bicicleta ergométrica para condicionamento físico.

Como escolher um CPAP?

O primeiro passo é procurar o médico especialista no assunto, como: Pneumologistas, Otorrinolaringologistas, Neurologistas e Psiquiatras entre outras especialidades como Cardiologia e Geriatria. O uso do CPAP só pode ser feito sobre prescrição médica, que em conjunto com a equipe de fisioterapia decidirão qual irá funcionar melhor para você. Descreva a sua situação ao médico e ao fisioterapeuta, sobre como você dorme e quais são as dificuldades para dormir. Isto irá ajudar na hora da escolha do CPAP e como programar os parâmetros.

Em quanto tempo o uso do CPAP se torna eficaz?

Cada caso é diferente, no entanto, pode se tornar eficaz em algumas semanas ou até meses, tudo vai depender do seu diagnóstico e da adaptação ao equipamento. Estudo demonstram que o acompanhamento especializado é o diferencial que contribui para a adaptação ao CPAP e BIPAP.

 

Minha garganta fica seca quando eu uso o CPAP, isso é normal?

Sim, esta queixa é muito comum. Nos modelos novos de Cpap e Bipap existe a possibilidade de adquirir e acoplar o Umidificador a qualquer momento da terapia, caso o seu aparelho não tenha esta função você deve trocá-lo por outro, principalmente se você vive nas grandes capitais, que geralmente são mais poluídas e dos principais efeitos da poluição é o ar cada vez mais seco. Ao fazer a troca de aparelhos consulte sempre o fisioterapeuta que irá indicar e  acompanhar de perto sua adaptação.

Se eu for viajar devo levar o CPAP comigo?

Sim, o uso do CPAP é um tratamento, se você interromper o uso,  mesmo que por poucos dias, há grandes chances de regredir no tratamento, por isso é importante o uso diário do CPAP.













RESP-BIPAP_298






cpap_s9_escape






RespironicsBIPAP-Large







S9-AutoSet-03-1000x1000
 

Smart Fisio Equipamentos Hospitalares LTDA - EPP

11 3495-4099

  Site Map